realizado por

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Animais em vias de extinção

Dragão-de-komodo


 O dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é o maior lagarto que habita na Terra. Encontra-se em vias de extinção havendo apenas 5000 exemplares na Terra. Habita nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia.

 Este predador, por regra, não mata instantaneamente a sua presa; morde, e a infecção causada pela sua mordedura vai acabar por matar o animal, ou mesmo o humano, ao fim de alguns dias. Depois, quando cheira a carne putrefacta - e o dragão consegue captar o cheiro até 7 km de distância! - dirige-se ao local, para então fazer o seu banquete. Como a carne já está em adiantado estado de putrefacção, os dragões arrancam pedaços com a boca e com as enormes unhas que possuem. O que normalmente acontece é que vários dragões chegam à mesma presa e ao mesmo tempo, sendo então a refeição partilhada, de forma hierárquica, mas sempre com algumas lutas entre eles. A hierarquia é estabelecida pelo tamanho corporal e força dos animais.
As presas preferidas dos dragões de Komodo são os búfalos, os javalis, os cervos, os cavalos e os macacos.


Tamanho-Até 3m
Peso- Até 120kg

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Leopardo-de-amur preto

O leopardo-de-amur preto que habita nas floretas da Russia, China e Coreia do Norte, é o felino mais raro do mundo.
A espécie está em extinção existindo apenas 34 exemplares...

Leopardo-de-amur
Rinoceronte da Malásia


Espécie em perigo
Rinocerontes da Malásia ameçados por problemas de reprodução, alerta WWF.
Rinoceronte da Malásia

quarta-feira, 22 de setembro de 2010


Tipos de quedas de água
  • Catarata - Tem este nome quando a queda de água é de grande caudal e em forma de cortina. A extrema força da água corrói as rochas na parte baixa da catarata, até formar uma espécie de piscina.
  • Salto - Tem este nome quando a queda é em forma de esguicho, e em queda ininterrupta de grande altura.
  • Cascata - Tem este nome quando a queda é desde uma massa de rochas de inclinação irregular, no sentido vertical, com a qual a água desliza sobre uma série de declives acidentados.